SOJA GRÃO / FEIJÃO DE SOJA

  • R$6,90
  • Modelo: GRÃOS
  • Disponibilidade: Em estoque

A soja, também conhecida como feijão-soja, é uma semente oleaginosa, rica em proteína vegetal, que pertence a família das leguminosas.Além disso, a soja também é rica em fibras, ácidos graxos insaturados, principalmente o ômega-3, proteínas de baixo valor biológico e algumas vitaminas do complexo B, C, A e E e minerais como o magnésio e potássio.A cultura da soja proporcionou uma grande revolução ..

A soja, também conhecida como feijão-soja, é uma semente oleaginosa, rica em proteína vegetal, que pertence a família das leguminosas.

Além disso, a soja também é rica em fibras, ácidos graxos insaturados, principalmente o ômega-3, proteínas de baixo valor biológico e algumas vitaminas do complexo B, C, A e E e minerais como o magnésio e potássio.

A cultura da soja proporcionou uma grande revolução alimentar. Hoje não existe nenhuma outra proteína de origem vegetal com melhor custo benefício para a produção de carnes, ovos, leites e derivados do que soja. A demanda por proteína animal tem crescido substancialmente nas últimas décadas e seguirá crescendo, principalmente, graças à melhoria de renda das pessoas nos países asiáticos. Portanto, além de garantir proteína animal em grandes quantidade e preços acessíveis aos brasileiros, a soja também é importante para a segurança alimentar de muitas outras nações.

Mas não para por aí. A soja está presente quando se come um ovo frito, uma mandioquinha e batata fritas, já que a maior parte do óleo vegetal no país vem da soja.

Deste mesmo óleo vegetal, tem saído mais de 70% da matéria prima para produzir o biodiesel brasileiro, hoje em mistura de 10% no diesel nacional, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa. A soja também dá origem a diversos produtos para consumo de pessoas vegetarianas ou com intolerância a lactose, inclusive lactantes, bem como a produto de tratamento hormonal.

Também para perder peso, pois é ideal para substituir a carne.

Geralmente, pensamos na soja como alimento ou matéria-prima para derivados, como óleo e farelo.

Mas o grão tem inúmeros outros usos. Além do grão como alimento funcional, a soja é utilizada para a produção de produtos como chocolate, temperos prontos e massas. Derivados de carne também costumam conter soja em sua composição, assim como misturas para bebidas, papinhas para bebês e muitos alimentos dietéticos. Outro segmento de produtos alimentícios que aproveita a soja é o de bebidas prontas – leite e sucos de frutas à base de soja.

Produtos feitos a base de soja são indicados a indivíduos com intolerância à lactose.

Pesquisas associam o consumo da soja à diminuição de doenças cardiovasculares e à redução da incidência do infarto e derrame cerebral. Seus antioxidantes ajudam no ganho de massa magra e contribuem para proteger o organismo do envelhecimento causado pelos danos celulares.

Durante a menopausa, a soja é considerada uma alternativa natural para a reposição hormonal. Esta semente é rica em compostos fenólicos como as isoflavonas, podendo proteger o corpo de algumas doenças crônicas e pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa. Além disso, o consumo em forma de grão ou farinha integral possibilita a absorção dos elementos bioativos importantes para as mulheres.

Informações técnicas
Informação Nutricional VALOR NUTRICIONAL: Porção de 100g Porção %VD* Valor energético 400,0kcal=1008 20% Carboidratos 30,0g 10% Proteínas 36,7g 49% Gorduras totais 5,4g 6% Gorduras Saturadas 3,3g 15% Gorduras trans 0g ** Fibra alimentar 16,7g 67% Sódio 0mg 0% Cálcio 3,3mg 0% Ferro 16,7mg 119% *% Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Benefícios 1. Reduzir o risco de doenças cardiovasculares A soja é rica em antioxidantes como o ômega-3 e as isoflavonas, além de ser rica em fibras, que em conjunto ajudam a diminuir o colesterol total, LDL e os triglicerídeos. Esta semente também previne o surgimento de trombose, evita a formação de placas de gordura nas artérias e ajuda a regular a pressão arterial. Desta forma, o consumo frequente da soja pode ajudar a diminuir o risco da pessoa ter doenças no coração. 2. Aliviar os sintomas da menopausa e TPM As isoflavonas têm uma estrutura e atividade semelhante ao estrogênio encontrado normalmente no corpo, por este motivo pode ajudar a regular e a equilibrar os níveis deste hormônio, aliviando os sintomas comuns da menopausa, como o calor excessivo, o suor noturno e a irritabilidade, assim como pode ajudar a diminuir os sintomas da tensão pré menstrual, conhecida como TPM. Conheça outros remédios caseiros para TPM. 3. Prevenir certos tipos de câncer Além disso, as isoflavonas e o ômega-3 encontrados na soja, também possui compostos chamados ligninas, nos quais têm ação antioxidante, protegendo as células do corpo contra os efeitos dos radicais livres. Por causa disso, o uso de soja está associado a prevenção de câncer de mama, próstata e cólon. 4. Cuidar da saúde dos ossos e pele O consumo desta leguminosa também pode ajudar a fortalecer os ossos, pois diminui a eliminação de cálcio na urina e, desta forma, previne doenças como osteoporose e osteopenia. E ainda, o consumo de soja também ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, pois estimula a produção de colágeno e de ácido hialurônico. 5. Regular o nível de açúcar no sangue e ajudar na perda de peso Por conter fibras em sua estrutura, a soja pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, porque retarda a absorção do açúcar no sangue, ajudando a controlar o diabetes. Além disso, a fibra e as proteínas presentes na soja ajudam a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo o apetite, favorecendo a perda de peso.
Sugestão de uso SOJA REFOGADA Ingredientes: 150 g de proteína de soja (grãos finos) 1 copo de molho inglês 1 cebola picada 5 dentes de alho esmagados Pimenta-do-reino a gosto 100 g de ervilha torta (orelha de padre) 100 g de abobrinha picada 50 g de pimentão vermelho picado 1/2 copo de água 5 colheres de azeite Sal a gosto Modo de Preparo: * Deixe a proteína de soja hidratando no molho inglês com a pimenta-do-reino por aproximadamente 2 horas. * O molho inglês precisa cobrir a soja, caso isso não aconteça, acrescente água até cobrir. * Depois que a soja estiver hidratada, aqueça uma panela com o azeite e refogue somente a cebola e o alho até dourar. * Em fogo médio, coloque as ervilhas tortas, o pimentão e a abobrinha picada, refogue e coloque 1/2 copo de água para amolecer os legumes. * Depois que os legumes estiverem prontos, coloque a soja (caso a soja esteja muito molhada, escorra antes de colocar na panela). * Coloque sal a gosto, mas experimente antes, pois o molho inglês contém sal. * Refogue tudo junto por aproximadamente 10 minutos e sirva com arroz.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom