MANTEIGA DE GARRAFA 200 G SABOR DO NORTE
- R$24,90
- Modelo: VIDRO
- Disponibilidade: Em estoque
A manteiga de garrafa, também conhecida como manteiga da terra, manteiga do sertão ou manteiga nordestina, é uma manteiga artesanal líquida engarrafada (quando a temperatura é baixa pode se solidificar), muito difundida no nordeste. Em termos técnicos é uma gordura anidra de leite com um peculiar sabor de ranço, que se conserva em temperatura ambiente e tem uma durabilidade muito superior à da man..
A manteiga de garrafa, também conhecida como manteiga da terra, manteiga do sertão ou manteiga nordestina, é uma manteiga artesanal líquida engarrafada (quando a temperatura é baixa pode se solidificar), muito difundida no nordeste. Em termos técnicos é uma gordura anidra de leite com um peculiar sabor de ranço, que se conserva em temperatura ambiente e tem uma durabilidade muito superior à da manteiga comum. É utilizada na preparação de pratos típicos, para acompanhar mandioca, inhame e cará cozidos ou como "molho".
Em 2001 o Ministério da Agricultura estabeleceu o "Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade" deste produto, mas a maior parte ainda é preparada artesanalmente sem controle das etapas de produção, o que determina uma grande diversidade entre os produtos que se encontram à venda. A comercialização é feita em feiras livres, mercados, lojinhas de produtos regionais e supermercados.
Não se sabe ao certo a sua origem ou como/quando iniciou a ser produzida no Brasil, mas o processo de clarificação da manteiga é uma técnica muito antiga, conhecida no mundo todo. O produto similar mais conhecido internacionalmente é o "ghee", alimento sagrado da cultura indiana.
Com a manteiga de garrafa se prepara o "requeijão do Norte", também conhecido como "queijo manteiga".
A manteiga de garrafa pode ser feita em casa do seguinte modo:
1. Salgar e bater 500 g de "natas" com uma colher de pau até obter uma mistura brilhante de consistência cremosa, que se desprende facilmente da colher.
2. Eliminar o soro que eventualmente se formar.
3. Colocar o "creme" em uma panela e cozinhar, em fogo baixo, mexendo sempre. O creme vai derreter e depois ferver. A manteiga vai espumar separando-se da "borra" (partículas sólidas), que se sedimenta no fundo da panela ficando corada. Quando a manteiga ficar transparente e bem amarela está pronta.
4. Deixar esfriar, coar com um pano de algodão fino e engarrafar.
A "borra" pode ser utilizada para fazer farofa e acompanhar carne seca.
Informações técnicas | |
Benefícios | A manteiga de garrafa, também conhecida como manteiga da terra, manteiga do sertão ou manteiga nordestina, é uma manteiga artesanal líquida engarrafada (quando a temperatura é baixa pode se solidificar), muito difundida no nordeste. Em termos técnicos é uma gordura anidra de leite com um peculiar sabor de ranço, que se conserva em temperatura ambiente e tem uma durabilidade muito superior à da manteiga comum. É utilizada na preparação de pratos típicos, para acompanhar mandioca, inhame e cará cozidos ou como "molho". |
Sugestão de uso | A manteiga de garrafa pode ser feita em casa do seguinte modo: |